NATIVOS OU IMIGRANTES???
A Educação ganha com a Informática ?
"A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado"
(Carlos Drummond de Andrade)
A Educação ganha com a Informática ?
Sou uma grande usuária da Informática na Educação. Desde que eu me formei como Professora de Biologia e Ciências( em 1991), acredito piamente que a Informática só tem a nos ajudar na tarefa de formar e informar seres humanos.
Mas não acho que seja mágica. Tem muita gente que age como se fora um milagre: Coloca-se computadores nas Escolas e pronto! Temos melhorias na Educação. Mas não é bem assim. Sei pela prática que pura e simplesmente encher de máquinas as escolas, não resulta em qualidade.
A Educação é feita por pessoas e para pessoas. Até que me provem o contrário, nenhuma máquina vai substituir completamente um ótimo professor. Estou falando em ótimo, porque mais ou menos qualquer coisa substitui. O Computador é mais uma ferramenta, puramente coadjuvante no processo. E este processo de ensino-aprendizagem se faz com olho no olho. É uma questão de pele. Até os cursos a distância, não se furtam da parte presencial. E ai está o furo dos megas projetos do Município do Rio de Janeiro, por exemplo.
Trabalho na Rede Municipal carioca e em 2003 ( se não me falha a memória) as escolas foram informatizadas. Entramos no século XXI, falava-se! Mas somente uma sala, o laboratório de informática, entrou neste século. A maioria dos Profesores não tiveram cursos decentes para lidar com a nova tecnologia. Os Laboratórios até hoje são da Escola toda! Nenhum Professor é realmente responsável por ele. E ninguém faz a ponte entre o Professor e a sala de informática. Resultado? Algumas salas estão sub-utilizadas e outras fechadas!
Esqueceram do Professor! Da pessoa que ia lidar e se beneficiar com o uso da tecnologia. Esqueceram da Pessoa! Pois, venhamos e convenhamos : É mais fácil encher de máquinas uma Escola, do que dar as pessoas um treinamento digno. Treinamento, houve e há até hoje! Porém, são muito curtos, com pouca prática e nenhuma qualidade. Eu mesma participei de um, que era para Informática Educativa ! Mas ler textos – muito bons por sinal- na telinha do computador... não é o que eu chamo de Informática Educativa !!!
Então, temos que mudar o foco: Da máquina para a pessoa. Do instrumento para o profissional. Assim, só a Educação ganha!
Professora: Andréa Barreto M. da Poça
Nenhum comentário:
Postar um comentário