
"NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIDORAS E NOS FAZEM PERDER O QUE PODERIA SER NOSSO PELO SIMPLES MEDO DE TENTAR".
Este Blog objetiva servir de "ferramenta", mesmo que de maneira simples, para a divulgação e demonstração de outras formas de ensinar e aprender, usando um sistema operacional gratuito (diferente) ainda pouco conhecido e utilizado, ou seja, o Linux. No caso aqui, o Linux Educacional. Espero que gostem da minha modesta contribuição. Um abraço. Maria Eugênia.
"A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado"
(Carlos Drummond de Andrade)
Sou uma grande usuária da Informática na Educação. Desde que eu me formei como Professora de Biologia e Ciências( em 1991), acredito piamente que a Informática só tem a nos ajudar na tarefa de formar e informar seres humanos.
Mas não acho que seja mágica. Tem muita gente que age como se fora um milagre: Coloca-se computadores nas Escolas e pronto! Temos melhorias na Educação. Mas não é bem assim. Sei pela prática que pura e simplesmente encher de máquinas as escolas, não resulta em qualidade.
A Educação é feita por pessoas e para pessoas. Até que me provem o contrário, nenhuma máquina vai substituir completamente um ótimo professor. Estou falando em ótimo, porque mais ou menos qualquer coisa substitui. O Computador é mais uma ferramenta, puramente coadjuvante no processo. E este processo de ensino-aprendizagem se faz com olho no olho. É uma questão de pele. Até os cursos a distância, não se furtam da parte presencial. E ai está o furo dos megas projetos do Município do Rio de Janeiro, por exemplo.
Trabalho na Rede Municipal carioca e em 2003 ( se não me falha a memória) as escolas foram informatizadas. Entramos no século XXI, falava-se! Mas somente uma sala, o laboratório de informática, entrou neste século. A maioria dos Profesores não tiveram cursos decentes para lidar com a nova tecnologia. Os Laboratórios até hoje são da Escola toda! Nenhum Professor é realmente responsável por ele. E ninguém faz a ponte entre o Professor e a sala de informática. Resultado? Algumas salas estão sub-utilizadas e outras fechadas!
Esqueceram do Professor! Da pessoa que ia lidar e se beneficiar com o uso da tecnologia. Esqueceram da Pessoa! Pois, venhamos e convenhamos : É mais fácil encher de máquinas uma Escola, do que dar as pessoas um treinamento digno. Treinamento, houve e há até hoje! Porém, são muito curtos, com pouca prática e nenhuma qualidade. Eu mesma participei de um, que era para Informática Educativa ! Mas ler textos – muito bons por sinal- na telinha do computador... não é o que eu chamo de Informática Educativa !!!
Então, temos que mudar o foco: Da máquina para a pessoa. Do instrumento para o profissional. Assim, só a Educação ganha!
Professora: Andréa Barreto M. da Poça
Computador não melhora nota de aluno. Parece uma contradição, eu, que mantenho um Blog Educativo e que acho o computador uma ferramenta maravilhosa, concordar com isso. Mas leiam. Depois me digam se não tenho razão: Nenhuma máquina vai substituir um Grande Mestre! Para ler, clica abaixo (Dois dedos de prosa!)!
O que você olharia se tivesse apenas três dias de visão?
Helen Keller (1880-1968), uma mulher extraordinária, cega, surda e muda desde bebê, nos chama a atenção para a apreciação de nossos sentidos, algo que normalmente não percebemos.
> No Brasil existem duas Línguas Oficiais: a Língua Portuguesa e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
A LIBRAS é a Língua Nativa (Natural) do Surdo. É a primeira Língua para ele, sendo a Língua Portuguesa sua segunda Língua.
> Surdo é aquele que não ouve nada.
> Deficiente Auditivo é aquele que ouve alguma coisa, mesmo que seja pouco. O D. A. possui "resto auditivo", portanto, pode, na maioria dos casos, usar prótese auditiva (aparelho).
> Mudo é aquela pessoa que não fala porque possui problemas nas cordas vocais. Dificilmente ele tem problema de audição!
> Surdo-Mudo é aquele que não ouve nada (surdez profunda) e tem problema nas cordas vocais, portanto, não emite som algum. É raríssimo encontrar um Surdo-Mudo!
> ** O Surdo só não fala porque não ouve, pois emite sons, não tem problema algum nas cordas vocais. Sendo assim, é ERRADO chamarmos a pessoa Surda de "Surda-Muda"!
> *** É falta de respeito chamar o Surdo de "Surdinho" ou "Mudinho". Ele não é inferior nem coitadinho, não temos que sentir pena. Ele é apenas diferente, usa outra Língua de Comunicação, têm outra Cultura... E, como expliquei acima, 99,99 %, não é Mudo!!
Um comentário:
Fico feliz em saber que, de alguma forma, cooperei com seu Blog.
Como já afirmei em oportunidade anteriores, vc é de fato uma vencedora.
Roberto Costa
Postar um comentário